sábado, 5 de janeiro de 2013

Santo André 0 x 1 Botafogo: Futebol nota 0!



O Santo André estreou com o pé esquerdo na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013. Na tarde deste sábado, a equipe do técnico Serginho Índio entrou pela primeira vez em campo diante do Botafogo, confronto disputado na cidade de Taubaté, válido pelo Grupo O da competição. Com um futebol apático, sem inspiração e medroso, os garotos do Santo André foram derrotados pelo clube carioca por 1 a 0. Para piorar, o gol botafoguense marcado pelo meia Fernandes (foto abaixo) aconteceu aos 43 minutos do segundo tempo, sem tempo para uma reação andreense.


Antes do jogo, a expectativa era por uma boa estreia do Ramalhinho. O time fez boa campanha no Campeonato Paulista Sub-20, tem em seu elenco vários jogadores que disputaram a última Copinha, casos, por exemplo, do goleiro Guilherme, do lateral Thiago Othon, do volante Cássio, do meia Marcinho e dos atacantes Fernandinho e Cláudio Mussum. Além disso, o Botafogo veio para a disputa da Copa SP com uma equipe Sub-18, o que dava um favoritismo a mais para os andreenses.

No entanto, o que se viu foi um time lento, sem criatividade e que não conseguiu se impor. O time é fraco? Não, não é. O Santo André reúne bons valores como Carlinhos (lateral-direito), Thiago Othon (lateral-direito/volante), que não jogou por opção do técnico segundo o próprio jogador me revelou após o jogo, Cássio (volante), João Guilherme (meia) e Cláudio Mussum (atacante). Porém, todos os jogadores citados foram mal. O último, aliás, se machucou e passou a maior parte do tempo no sacrifício, deixando o time praticamente com um jogador a menos durante todo o primeiro tempo. Sinceramente, não entendi a opção do técnico Serginho Índio, que, vendo Mussum sem condições físicas, o deixou em campo.

Para o próximo jogo, Serginho Índio, que não quis dar entrevista após a derrota, precisa tomar algumas providências. Primeiro, mexer com o ânimo da equipe, que parecia estar disputando um amistoso. Segundo, realizar algumas modificações. Thiago Othon, que chegou a ser integrado ao grupo profissional, não pode ficar no banco de reservas. O meia-atacante Marcinho, que atuou no segundo tempo como lateral-esquerdo, demonstrou muita vontade e merece uma chance entre os 11 que começarão o duelo decisivo contra o Taubaté na próxima terça-feira (8). Terceiro, ter uma conversa “no pé do ouvido” com o meia João Guilherme, que é bom jogador, mas que não demonstrou nem 20% do que pode. E por fim, o próprio Índio rever os seus conceitos, pois ficou evidente que o treinador do Ramalhinho ficou com medo de jogar bola contra o Botafogo, e o castigo veio no final.

Se tivesse que dar uma nota para a atuação do Santo André seria zero, bem redondo, pois se não fosse o caminhão de gols perdidos pelo atacante Vinícius, o Botafogo teria vencido a partida com muita facilidade.

Confira os melhores momentos da partida:


Entrevista com o volante Cássio:


Entrevista com o meia João Guilherme:

 

Entrevista com o atacante Cláudio Mussum:

 

A Várzea do Uniforme

O uniforme do Santo André hoje foi uma verdadeira várzea, com todo respeito aos campeonatos amadores espalhados pelo país. O time entrou em campo com o fardamento da Nakal, atual fornecedora de material esportivo do clube. Porém, algumas camisas eram diferentes, com patrocinadores, e em alguns casos com o patrocínio que havia sido arrancado. Num jogo em rede nacional (Sportv passou o confronto), o Santo André deveria ter mais cuidado com o seu manto, não acham? Se não bastasse isso, os coletes e a roupa de treino da equipe era da Kanxa, empresa de material esportivo que deixou o Ramalhão em 2011. 

Quem estava lá?

A diretoria e a comissão técnica do time profissional estavam em peso na cidade de Taubaté. O vice-presidente Jairo Livólis, o diretor de futebol Juraci Catarino, o técnico Ademir Fonseca, o auxiliar técnico Allan Dotti e o novo coordenador de futebol amador Ari Mantovani, estavam presentes e acompanharam atentamente a partida de estreia do Ramalhinho na Copinha.

A ideia da nova diretoria é pinçar alguns jogadores para o elenco profissional. 



Confira a numeração oficial do Ramalhão para a Copa SP 2013



O Santo André inicia hoje a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013. A equipe do ABC, que será comandada pelo técnico Serginho Índio, está no Grupo O, juntamente com Botafogo-RJ, Taubaté-SP e Gama-DF.

Campeão em 2003 derrotando o Palmeiras na decisão, o Ramalhinho espera fazer boa campanha na Copinha. A expectativa dos dirigentes é que o time chegue pelo menos até as quartas de final, o que seria um excelente resultado na visão de Hugo Fernandes, diretor das categorias de base do clube.

Abaixo você confere a numeração oficial do EC Santo André para a competição:

1- Guilherme
2- Carlinhos
3- Weslen
4- Héliton
5- Paccola
6- Gabriel
7- Cássio
8- Guilherme
9- Cláudio Mussum
10- João Guilherme
11- Fernandinho
12- Pedro
13- Erik
14- Murilo
15- Alison
16- Thiago Othon
17- Wellington
18- Marcinho
19- Guedes
20- Marcão

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Santo André acerta com o atacante Romário Valente



O Ramalhão acertou com mais um jogador para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. Trata-se do atacante Romário Valente, de 19 anos, que se junta aos 10 reforços apresentados pelo Ramalhão anteriormente no início da semana e, aumentando assim, o número de opções ofensivas do time.

De acordo com o diretor de futebol andreense, Juraci Catarino, a chegada do atleta representará uma boa aposta para o ataque da agremiação do Grande ABC. “É um jogador jovem, de velocidade e que tivemos boas referências. Esperamos que essa contração fortaleça um setor carente que temos”, afirmou.

Com passagens pelas categorias de base do Guarani e Paysandu (PA), a nova aquisição do Ramalhão terá durante o campeonato estadual a sua primeira experiência no futebol profissional de São Paulo. Entre os clubes que o atacante atuou estão: Independente (PA), Aparecida (GO) e Evangélica (GO).

Além de Romário, o Santo André já havia acertado com dois outros nomes para o ataque desde o início da semana. O centroavante Willian Xavier, emprestado à Portuguesa no semestre passado, e Leandrinho, contratado junto ao Marília e que também pode atuar no meio de campo.


Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

Santo André apresenta mais quatro reforços para A2



O Santo André continua se reforçando e apresentou mais quatro jogadores na tarde desta quinta-feira (3) para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. Chegaram ao Ramalhão: o meio-campista Jardel, que estava no Ceará, o lateral Rodrigo Alves, ex-Barretos, o volante Rogério, com passagem recente pelo Guarany de Sobral (CE), e o zagueiro Rogélio, zagueiro que atuou pelo CRB (AL) em 2012.

Revelado pelo Cruzeiro (MG) e integrante da Seleção Brasileira vencedora do Mundial Sub 20 de 2003, Jardel falou sobre a motivação que terá ao defender as cores da equipe andreense. “Chego empolgado para ajudar esse time que está sendo reformulado para recolocar o Santo André no seu devido lugar”, afirmou o atleta que, reencontrará Ademir Fonseca, nome com quem esteve junto na Caldense (MG).

Assim como o companheiro, o defensor Rogélio exaltou a força deste novo Ramalhão que está surgindo e, ratificou o desejo de vencer pelo clube. “O Santo André está mudando e, com isso, espero participar deste time que tentará levar o clube novamente para a primeira divisão do paulista”, contou.

Já o lateral ambidestro, Rodrigo Alves, destacou as dificuldades esperadas na Série A2. “Esse campeonato é de um nível muito alto e competitivo. Grandes clubes jogam o paulista, e isso o torna muito difícil de ser disputado”, disse o atleta, autor de dois gols pelo União São João na Série A2 de 2012.

Em contrapartida, o volante Rogério busca aproveitar a chance de jogar pela primeira vez na carreira, o campeonato estadual em São Paulo. “É uma oportunidade nova que terei e, para isso, preciso dar o meu melhor durante esta minha passagem pelo Santo André”, explicou o atleta revelado pelo Fortaleza (CE).


Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

Ramalhão apresenta os seus primeiros reforços

Junto da nova comissão técnica, o Santo André também apresentou nesta quarta-feira os seus novos jogadores para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. Entre os reforços, chegaram ao Bruno José Daniel: o volante Ramalho, integrante do grupo campeão da Copa do Brasil de 2004, o lateral-esquerdo Márcio Careca, que estava no Ceará, o goleiro Rodrigo Viana, vindo do Tupi (MG) e o meia-atacante Leandrinho, ex-Marília.
Além destes nomes já citados, o time andreense contará com os retornos do atacante Willian Xavier, emprestado para a Portuguesa no semestre passado, onde disputou a Série A do Brasileiro, e o zagueiro Junior Paulista, que acertou a sua permanência no clube.
Um dos reforços apresentados nesta quarta-feira, o meia-atacante Leandrinho espera fazer sucesso usando a camisa da agremiação do Grande ABC. “Quero fazer um bom trabalho aqui (Santo André) para lutarmos pelo acesso e também pelo título da Série A2, pois pretendemos recolocar o clube no seu devido lugar”, contou.
Com passagens por diversas equipes paulistas, Leandrinho pretende utilizar destas experiências como um trunfo na edição deste ano do estadual. “Já fui campeão deste campeonato em 2005 pelo Juventus, quando atuei junto com o Nequinha (lateral-direito) e, pensando nisso, quero repetir essa façanha”, afirmou.
Já o goleiro Rodrigo Viana, um dos destaques do futebol mineiro nos últimos anos, falou sobre a expectativa de atuar pelo Ramalhão. “Quero fazer história no Santo André, assim como fiz no Tupi. Junto com meus companheiros espero fazer um bom campeonato paulista, que é famoso pela sua organização e muito disputado”, explicou.

Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

Ademir Fonseca é apresentado no Ramalhão



Visando a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista deste ano, o Santo André apresentou nesta quarta-feira o treinador Ademir Fonseca. Junto do novo comandante, o Ramalhão também contratou o auxiliar técnico Willander Fonseca, o treinador de goleiros Ricardo Cruz, o analista de desempenho Winnicius Marquezine e o preparador físico Renato, para formar a nova comissão técnica do clube.

Ex-jogador da própria equipe andreense na década de 1990, Fonseca terá a segunda oportunidade na carreira em um clube do Grande ABC. Na primeira, o profissional dirigiu o São Caetano no Campeonato Paulista de 2011, onde permaneceu durante 15 rodadas.

Entre as principais conquistas como técnico, Ademir possui o título de campeão paulista de 2002, quando comandou o Ituano, e o de campeão paraense em 2006, pelo Paysandu. Antes de acertar com o campeão da Copa do Brasil, de 2004, o profissional passou pelo ABC (RN), time que dirigiu na última Série B.

De acordo com o treinador, o projeto que lhe foi proposto foi fundamental para aceitar o desafio de comandar a equipe do Grande ABC. “Eu gosto de desafios. Conheço o Celso Luiz de Almeida (presidente) e o Jairo Livolis (vice-presidente), dirigentes de credibilidade, e que me trouxeram um projeto depois de muita conversa para resgatar o Santo André e levá-lo novamente para a elite”, afirmou.

Fonseca também contou sobre a importância de um grupo forte para o estadual e, destacou os próximos passos desse time que está sendo formado. “Tentaremos fazer um elenco forte com nomes experientes, mas mesclado com jovens valores. E nestes próximos dias vamos trabalhar muito para conseguir o entrosamento ideal”, afirmou.


Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

Ramalhão anuncia chegada do lateral-esquerdo Márcio Careca



O lateral-esquerdo Márcio Careca vai reforçar o Santo André na Série A-2 do Campeonato Paulista de 2013. A contratação foi anunciada oficialmente ontem pelo presidente Celso Luiz de Almeida. Márcio estava no Ceará, pelo qual disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, mas havia se desligado do Vovô em novembro.

O ala já atuou em diversas equipes do futebol brasileiro, entre elas, três dos grandes clubes do futebol paulista (Palmeiras, Santos e São Paulo), mas teve seu maior destaque quando defendeu o Vasco, entre os anos de 2010 e 2012.

Quando esteve no Barueri (em 2008 e 2009), Márcio Careca marcou um gol no Santo André, na vitória do Ramalhão por 2 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 2009.

"Acabamos de fechar com o Márcio (Careca). É um jogador experiente que vem para somar com outros reforços que o Santo André está trazendo para a próxima temporada. Com o elenco que ainda estamos formando, creio que teremos totais condições de fazer um bom campeonato", disse o mandatário.

Celso também não descartou que outros reforços possam aparecer no Santo André ainda neste ano, mas garantiu novidades para o próximo dia 2.

"Estamos buscando mais jogadores. Conversamos com o Ademir Fonscea (treinador) que está no Rio de Janeiro e teremos mais novidades. Nosso trabalho visa a chegada de bons reforços, mas ainda não podemos adiantar nada", destacou o presidente.


Fonte: Diário do Grande ABC (Thiago Bassan)
Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

Juraci Catarino volta a ocupar cargo de diretor



Ele está de volta. Após um ano e sete meses desde a saída do Santo André para comandar o departamento de futebol do Grêmio Barueri, Juraci Catarino retorna para ser o diretor de futebol do Ramalhão, no lugar de Sérgio do Prado, que deixa o cargo hoje.

O dirigente foi procurado pelo presidente Celso Luiz e, em poucos minutos de conversa, acertou novo vínculo com o clube.

Catarino fez parte de grupo até hoje lembrado com bastante saudosismo pelos torcedores. Ele estava na campanha do vice-campeonato paulista de 2010 - o título ficou com o Santos.

Um ano depois do feito histórico, o dirigente cedeu o lugar para o ex-diretor Luiz Antônio Ruas Capella, deixou o Ramalhão e migrou para a equipe da Grande São Paulo.

"É um momento de transição rápida. Tínhamos de trazer de volta quem já vivenciou o clube e conhece o Santo André. E o Juraci é o nome certo para essa função. Ele está de volta, é um profissional digno da nossa confiança, que sabe da história do Santo André e tenho certeza de que vai fazer grande trabalho", disse Celso Luiz.

Além de negociar o retorno do dirigente, o presidente ramalhino segue à caça de reforços para a temporada 2013, quando o clube irá disputar a Série A-2 do Paulista, a Série D do Brasileiro, além de estar cotado para a Copa do Brasil. Alguns contratados devem ser anunciados até o dia 3.


Fonte: Diário do Grande ABC (Thiago Bassan)