sábado, 20 de julho de 2013

Juventude 2 x 0 Santo André (Série D)


Medo! Foi exatamente desta maneira que o técnico Dedimar Lima armou o Santo André para o confronto diante do Juventude na tarde deste sábado, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Dedimar mudou o esquema (4-4-2) vitorioso da última partida contra o Penapolense e adotou uma maneira mais cautelosa, no 4-5-1, com o meia Juninho Silva fazendo a função de falso atacante. Assim, Ramalho entrou no meio-campo para fortalecer a marcação.

Não deu certo! O Santo André foi derrotado por 2 a 0, e teve uma atuação muito abaixo do esperado. Assim que a partida iniciou, ficou claro que o esquema não surtiu efeito. Logo aos cinco minutos, após belíssima jogada de Diego Oliveira, Bergson estufou a rede para o Juventude.

Com o gol marcado, todo o esquema montado para se defender foi por água abaixo. Para piorar ainda mais, aos 27, Jardel apareceu na área e, de cabeça, ampliou o placar para os donos da casa.


O que eu esperava de Dedimar era o óbvio. Mexer na equipe ainda no primeiro tempo, colocando um atacante na vaga de um volante. Eduardinho ou Ramalho teria que ser sacado, já que Jardel e Fubá não poderiam sair. O primeiro é o volante mais pegador e tem um vigor físico maior que os demais. Já Fubá era indispensável, pois o Juventude forçava o jogo aéreo, o que era esperado.

No entanto, Dedimar não teve competência para fazer a alteração antes do término do primeiro tempo. Preferiu perder tempo e esperar o apito final da primeira etapa.


Para não falar que o Santo André não fez nada na primeira parte do jogo. Juninho Silva, aos 32, exigiu boa defesa do goleiro Fernando.

No segundo tempo, ENFIM, Dedimar mexeu na equipe. O Ramalhão voltou com Makanaki na vaga de Jardel. Não gostei da mexida, como disse anteriormente, quem deveria sair era Ramalho ou Eduardinho.

Com o 4-4-2 habitual, o time andreense teve boa chance já no primeiro minuto da etapa final. Müller quase diminuiu em toque de cabeça. A bola passou perto. Pouco depois, Makanaki teve boa oportunidade, mas sua finalização foi pela linha de fundo.


O rendimento do início do segundo tempo foi um “soco no queixo” do treinador andreense. É difícil a gente falar “se tivesse escalado dois atacantes seria diferente”. Claro que é complicado, futebol não é uma ciência exata, mas o time estava encaixado.

O Santo André funcionou na última rodada com Gustavinho e Müller no ataque. Os dois até que não jogaram bem contra o Penapolense, mas o esquema tático dava mais mobilidade para o time e os meias conseguiam encostar nos atacantes com maior facilidade. Além do fato, é claro, de estar jogando fora de casa e ter a opção de jogar no contra-ataque, já que o Juventude iria dar, E DEU, muito espaço.


Aos 29, Felipe Cordeiro, que pouco fez, saiu para a entrada de Nequinha. Alteração que não mudou muita coisa. Três minutos depois, Müller, o jogador mais perigoso do Ramalhão, tentou novamente de cabeça. A bola passou rente a trave do goleiro Fernando. No lance seguinte, foi a vez do Juventude quase marcar de cabeça, com o zagueiro Rafael Pereira, mas Adílson fez boa defesa.

Aos 37, isso mesmo, aos 37, com um imenso atraso, Dedimar colocou Gustavinho na vaga do cansado Müller. Mas já era tarde. A derrota do Santo André estava decretada e só não foi pior porque Adílson evitou o terceiro gol aos 44 minutos, em chute de Diogo Oliveira.


O próximo desafio do Ramalhão na Série D será no dia 27 de julho, às 18h30, contra o Penapolense, em Penápolis.

Confira os gols da partida:



Classificação



FICHA TÉCNICA

Juventude 2 x 0 Santo André

Juventude

Fernando; Murilo, Rafael Pereira, Diogo e Julinho (Itaqui); Chicão, Dê (Mika), Jardel e Diogo Oliveira; Bergson (Rogerinho) e Zulu.

Técnico: Lisca.

Santo André

Adílson; Felipe Cordeiro (Nequinha), Jonas, Rayan e Léo Carvalho; Jardel (Makanaki), Fubá, Ramalho e Eduardinho; Juninho Silva e Müller (Gustavinho).

Técnico: Dedimar Lima.

Gols: Bergson (Juventude) aos 5/1º T; Jardel (Juventude) aos 27/1º T.

Cartões Amarelos: Murilo e Rafael Pereira (Juventude).

Local: Estádio Alfredo Jaconi (Caxias-RS).


Árbitro: Adriano Milczvski (PR).

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ramalhão pode conseguir bom resultado em Caxias


Seria uma insanidade da minha parte se eu falar que o Santo André é favorito para ganhar do Juventude, neste sábado, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em confronto válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. O time da cidade de Caxias não perde em casa há 50 jogos e é um dos grandes favoritos ao acesso para a Série C. O clube está no ano de seu centenário (completou 100 anos no dia 29 de junho) e recebeu muitos investimentos por isso.

Mas é evidente que o Santo André tem chances de conquistar um bom resultado no sul do país. O Ramalhão vive bom momento, vem de duas vitórias seguidas (Villa Nova-MG e Penapolense) e se conseguir um empate no Alfredo Jaconi já será um grande feito. Vencer? Claro que pode. O Ramalhão necessita de uma vitória maiúscula para demonstrar que esse grupo de jogadores tem totais condições de brigar pelo acesso.

Perigo!

O Santo André tem que ficar muito esperto com a bola parada do Juventude. Zulu, centroavante grandalhão e ídolo da torcida, cheira gol. É um dos grandes nomes da Série D, se não for o melhor centroavante da competição. O atacante de 1m92 de altura tem boa colocação dentro da área, protege bem a bola e também sabe jogar com a pelota no chão.

Outro jogador que Dedimar Lima terá que se preocupar é o bom meia Diogo Oliveira. O atleta é o responsável pela armação de quase todas as jogadas de perigo do Juventude. Com volantes de pegada forte, casos de Jardel e Fubá, o Ramalhão pode conseguir neutralizar o camisa 10 do time gaúcho.

Dúvida no Ramalhão!

Dedimar tem uma dúvida para a partida. Com muitos problemas no ataque, já que Luiz Ricardo e Dedé seguem machucados; e Fábio Santos segue fora dos planos por problemas particulares e não deve continuar no clube, o treinador andreense não definiu a dupla ofensiva que será titular. Müller está garantido. O outro jogador será escolhido entre Makanaki, Gustavinho e Ramalho. Caso o último seja selecionado, Juninho Silva será adiantado e atuará como um falso segundo homem de ataque, abrindo espaço para Ramalho atuar na frente dos volantes Jardel e Fubá.



Palpite!

1 x 1

Provável Escalação!

Adílson; Felipe Cordeiro, Jonas, Rayan e Léo Carvalho; Jardel, Fubá, Ramalho (Makanaki/Gustavinho) e Eduardinho; Juninho Silva e Müller.


Makanaki é apresentado oficialmente


Rafael Alexandrino dos Santos, mais conhecido no futebol pela alcunha de Makanaki, foi oficialmente apresentado no Santo André nesta sexta-feira. Já treinando com o elenco há algum tempo, o atacante necessitava da documentação vinda do Paraguai, país que ele defendeu três clubes (Olímpia, 3 de Febrero e Independiente), para ficar regularizado no Brasil. Com os documentos em dia, enfim, o jogador pode vestir novamente a camisa do Ramalhão em sua apresentação.

E a sexta-feira foi corrida para o atacante. Com muitos problemas para o ataque, Dedimar Lima, técnico do Ramalhão, resolveu levar Makanaki para Caxias (RS), onde o clube tem compromisso importantíssimo amanhã diante do Juventude.


Makanaki falou com exclusividade para o Blog Ramalhão News sobre a sua felicidade de retornar ao Santo André e sua ansiedade para o confronto diante do Juventude. “Depois de tantos anos, de várias tentativas, a janela de transferências fechando e no último dia consigo entrar no BID (Boletim Informativo Diário), não tem como não estar ansioso para entrar em campo amanhã”.

Em sua primeira passagem pelo Santo André, Makanaki entrou em campo 71 vezes e marcou sete gols. Desses sete tentos assinalados um é especial, o terceiro da vitória por 3 a 1 contra o XV de Novembro (RS), na segunda partida semifinal da Copa do Brasil, no Estádio Olímpico. Gol que garantiu o clube do ABC na final da competição diante do Flamengo.

Quis o destino que mais uma vez o Rio Grande do Sul trilhasse o seu caminho. E sua estreia poderá ser já neste sábado. Makanaki ainda não sabe se será titular ou ficará no banco de reservas, mas o atacante quer ter a mesma sorte de 2004. “Isso é bom, me motiva mais ainda. Espero estrear com um resultado positivo para nós. E quem sabe eu não marque um golzinho”.

Confira alguns lances de Makanaki pelo Ramalhão no vídeo abaixo. O gol contra o XV de Novembro (RS) acontece aos 6:18 deste vídeo:



FICHA TÉCNICA

Nome: Rafael Alexandrino dos Santos (Makanaki)
Idade: 30 anos (08/03/1983)
Natural: Salvador (BA)
Altura: 1, 75 m
Peso: 68 kg
Clubes: Santo André, Luzern (Suíça), 3 de Febrero (Paraguai), Olímpia (Paraguai), Independiente (Paraguai) e Brasil de Farroupilha (RS).

Santo André 1 x 1 Audax (Copa Paulista)


Após empatar com o Taubaté (0 a 0) na estreia da Copa Paulista, o Santo André acumulou mais um placar igual na competição. Na última quarta-feira, o Ramalhão empatou com o Audax em 1 a 1, partida disputa no Estádio Bruno José Daniel.

Dedimar Lima, técnico da equipe, colocou uma equipe recheada de reservas, juntando jogadores que não vem atuando com tanta frequência no time titular, com atletas provenientes das categorias de base. Garotos como Caio (zagueiro), João Guilherme (meia-atacante) e Guilherme Garré (atacante) foram utilizados. Dos três, os dois últimos estiveram na equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, quando o Ramalhinho não obteve sucesso e foi eliminado ainda na primeira fase.

O teste era difícil, pois o Santo André, que não tem o entrosamento ideal, já que esses jogadores só atuaram juntos no duelo com o Taubaté, enfrentaria o Audax, equipe que tem o foco total na Copa Paulista. E o time comandado por Dedimar Lima até que se saiu bem.

No primeiro tempo, o Ramalhão, confuso com o esquema tático adotado pelo Audax, aonde os atletas não tem posição fixa, não conseguia encaixar a marcação. Logo no começo, Rodrigo Viana fez boa intervenção.

O gramado, se é que podemos chamá-lo assim pela situação RIDÍCULA que se encontra, era aliado do Santo André, já que o time de Fernando Diniz tinha muita dificuldade para trocar passes e isso atrapalhava muito o futebol de predomínio de posse de bola da equipe do Supermercado.

Pontos positivos do Ramalhão no primeiro tempo foram as boas atuações da dupla de zaga, formada por Caio e Júnior Paulista, e do lateral-esquerdo George, pra mim o melhor jogador do Santo André no confronto.

A baixa ficou por conta de João Guilherme, que fez a sua estreia no time profissional. O jovem não conseguiu acertar praticamente nenhuma jogada e acabou sacado ainda no primeiro tempo. Em seu lugar, Dedimar colocou Gustavinho.

Com a mudança, o Santo André começou a ser mais perigoso no ataque, mas o placar não saiu do zero. O Audax foi levemente melhor na primeira etapa.

A segunda parte do jogo foi bem mais agradável de acompanhar. O jogo ficou mais movimentado e com boas chances para os dois lados. Aos sete minutos, Gustavinho perdeu chance inacreditável. No vacilo da zaga do Audax, o camisa 18 recebeu lançamento do adversário, ficou cara a cara com o goleiro, mas finalizou por cima do gol.

Três minutos depois, em triangulação que envolveu Juninho Cappa, Guilherme Garré e Ramalho, o último foi derrubado na área. Pênalti claro! Nequinha cobrou com perfeição e abriu o marcador para o Santo André.


No entanto, o Ramalhão não conseguiu segurar o resultado. Mesmo com a entrada do garoto Lucas Gomes na vaga de Alan, foi o Audax que balançou a rede. Aos 21, Helton Luiz cobrou falta e Rodrigo Viana falhou. O meia do time da Capital bateu exatamente do lado do goleiro, que tentou adivinhar o canto e se deu mal.


O empate não era um bom resultado para as duas equipes, já que o Audax perdeu na estreia para o São Bernardo, enquanto que o Ramalhão buscava a sua primeira vitória na competição. Lucas Gomes e Gustavinho perderam boas oportunidades para o Santo André. Já Denis e Marcus Vinícius desperdiçaram para o Audax. Aliás, a segunda chance do time visitante acabou com a bola na rede. Depois da cabeçada de Marcus Vinícius, Rodrigo Viana fez excelente defesa. No rebote, Denis, que estava impedido, empurrou para o gol. Lance muito bem impugnado pela arbitragem.

Confira os melhores momentos da partida com a minha narração (link abaixo)

http://www.youtube.com/watch?v=NdxWIiztaAU

O Santo André entra em campo novamente pela Copa Paulista no dia 24 deste mês contra o São Caetano, às 16h, no Estádio Anacleto Campanella.

Classificação




FICHA TÉCNICA

Santo André 1 x 1 Audax

Santo André

Rodrigo Viana; Nequinha, Caio, Júnior Paulista e George; Felipe Hereda (Jean), Juninho Cappa, Ramalho e Alan (Lucas Gomes); João Guilherme (Gustavinho) e Guilherme Garré.

Técnico: Dedimar Lima.

Audax

Felipe Alves; Alan Fialho (Denis), João Paulo e Francis; Velicka, Helton Luiz, Caio, Nadson (Diego), Marquinho e Danilo (João Pedro); Marcus Vinícius.

Gols: Nequinha (Santo André) aos 11/2º T; Helton Luiz (Audax) aos 21/2º T.

Local: Estádio Bruno José Daniel (Santo André-SP).

Público: 894.

Renda: R$ 9.940.


Árbitro: Robério Pereira Pires.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Meia Vassoura não irá acertar com o Ramalhão


Dado como reforço certo pela diretoria, o meia Vassoura, que disputa o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Mogi Mirim, não irá vestir a camisa do Santo André. O jogador está com problemas particulares e preferiu não acertar com o clube do ABC.

Vassoura é natural de Jaboatão dos Guararapes (PE), e tenta a liberação junto ao Mogi Mirim para acertar com alguma equipe pernambucana. Desta forma, ele ficará mais próximo da família, o que é o seu desejo atual pelos problemas que atravessa.


Pelas informações colhidas pelo blog Ramalhão News, Vassoura perdeu um parente na semana retrasada e sua família está muito abalada com o acontecimento.