sábado, 9 de fevereiro de 2013

Rio Claro 2 x 1 Santo André



Quem esperava a recuperação do Santo André no Campeonato Paulista da Série A2 se enganou. Neste sábado, o Ramalhão foi derrotado pelo Rio Claro por 2 a 1, no interior, confronto válido pela 6ª rodada da competição.

O resultado aumenta a sequência ruim da equipe andreense na Série A2. Agora são três derrotas, dois empates e apenas uma vitória (diante do Velo Clube na estreia do time). Resultados que deixam o Santo André na péssima 18ª colocação, com apenas cinco pontos, dentro da zona de rebaixamento.

Na partida, o Santo André iniciou bem. Com bom toque de bola, a equipe do ABC envolvia o Azulão. Aos oito minutos, Sérgio Mota quase abriu o marcador em chute da entrada da área, mas o goleiro Kleber fez grande defesa.

A resposta do time mandante veio apenas aos 20 minutos. Rogélio perdeu a bola para Romarinho, que avançou e chutou forte. Rodrigo Viana fez belíssima defesa e evitou o gol. Porém, quatro minutos depois, o Rio Claro abriu o marcador. Givanildo bateu falta com perfeição, a bola tocou na trave e entrou, sem chances para Viana.

O gol deixou o Santo André mais nervoso, até pela situação do time no campeonato. Com espaço para contra-atacar, o Azulão quase ampliou aos 35, quando Wendell, ex-São Caetano, fez boa jogada individual, driblou dois marcadores e bateu. No entanto, Rodrigo Viana espalmou para a linha de fundo.

O Ramalhão estava abatido, não conseguia criar boas situações para empatar. Mesmo assim, o time de Ademir Fonseca chegou à igualdade. O zagueiro João Paulo afastou mal a bola. Sérgio Mota ficou com a sobra e chutou forte de pé esquerdo: 1 a 1.

Na etapa complementar, o Ramalhão começou com tudo. Antes do primeiro minuto, William Xavier exigiu grande defesa de Kleber.

Aos sete minutos foi à vez do Rio Claro quase desempatar. Em cobrança de falta, Givanildo fez Rodrigo Viana se esticar todo para evitar o tento do Azulão.

A partida ficou equilibrada, nenhuma das agremiações conseguia chegar com tanto perigo ao gol. Apenas aos 32, o Ramalhão ameaçou novamente. Sérgio Mota deu belo passe para William Xavier que, na cara do gol, chutou muito mal.

Três minutos depois veio o castigo. Romarinho invadiu a área e foi derrubado por Rodrigo Viana, pênalti. Alex Afonso sobrou forte e fez o gol da vitória do Rio Claro,

Notas

Como acompanhei a partida apenas pelo rádio, não colocarei as avaliações dos jogadores do Ramalhão.

Time do Santo André de hoje

Rodrigo Viana; Nequinha, Otávio, Rogélio e Márcio Careca; Rogério (Sandro), Jardel, Ramalho, Sérgio Mota e Luciano Henrique; William Xavier.

Ademir Fonseca fez apenas uma alteração. Colocou Sandro na vaga de Rogério, aos 36 minutos do segundo tempo. Estavam à disposição e não entraram: Paulo Vitor, Rodrigo Alves, Juninho Campos, Juninho, Clécio e Gustavinho.

Situação de Ademir Fonseca está muito complicada

Há cinco jogos sem vencer (três derrotas e dois empates), a expectativa de todos é que o técnico Ademir Fonseca poderia cair após o revés para o Rio Claro. No entanto, isso AINDA não aconteceu. Falo ainda, porque, segundo informação apurada pelo blog Esporte Clube Santo André, a diretoria já procura nomes para uma possível troca, até mesmo antes do jogo contra o Monte Azul, que acontece na próxima quarta-feira (13), às 16h, no Brunão.


Foto: Roque Francischinelli Junior/Rio Claro

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Atacante Fábio Santos volta para o Santo André



Artilheiro do Santo André na temporada 2012, Fábio Santos está de volta ao clube. O atacante de 32 anos marcou 11 gols pelo Ramalhão na temporada passada. No início deste ano, chegou a acertar com o Rio Branco para a disputa da Série A-2 do Paulista mas, por questões particulares, não permaneceu e agora retorna à equipe andreense com boas expectativas da diretoria.

Dos 11 tentos que marcou pelo clube em 2012, sete foram justamente pelo Campeonato Paulista da Série A-2 (os outros quatro foram no Campeonato Brasileiro da Série C). Em função das lesões musculares de Leandrinho e Bruno Paulo, comissão técnica e diretoria viram a necessidade de trazer pelo menos mais um atleta para o ataque.

"Já está certo. Ele assinou contrato há pouco, às 13h. Teve passagem boa por aqui e trouxemos de volta. Vem para somar", disse o presidente Celso Luiz de Almeida.

Fábio Santos inicia os treinos no Ramalhão neste sábado (9).

Fonte: Diário do Grande ABC (Dérek Bittencourt)
Foto: Brasiliense/Divulgação

Ademir Fonseca revela chateação com Santo André



Duas derrotas como visitante, diante de Portuguesa e Audax, e dois empates como mandante, contra Santacruzense e Capivariano. Este é o desempenho do Santo André nas quatro últimas rodadas do Paulista da Série A-2, que derrubou o clube à zona de rebaixamento. Mas o que mais preocupa o técnico Ademir Fonseca é que mesmo quando o time joga bem ou demonstra evolução, como foi o caso diante do Audax, na quarta-feira, não tem conseguido alcançar a vitória.

Especificamente neste último duelo, a equipe criou diversas oportunidades de gol para, ainda no primeiro tempo, sacramentar o triunfo. No entanto, como não efetivou as chances, sofreu as conseqüências (derrota por 2 a 0), o que também chateou o comandante.

"Fico preocupado porque no dia que o time faz boa partida não consegue vencer. Eles (do Audax) aproveitaram chute de fora da área em vacilo nosso, enquanto nós em cinco chances reais não fizemos. Nos faltou capricho para definir o jogo", afirmou o treinador, fazendo breve balanço do que foi o confronto. "Fiquei triste, chateado, porque não foi o Audax que ganhou da gente. Nós é que perdemos para nós mesmos. Foi nossa melhor partida, criamos chances claríssimas, suportamos o adversário, tivemos leitura do jogo, mas não fomos felizes em colocar a bola para dentro."

A opinião de Luciano Henrique ilustra bem o que o grupo sentiu após o revés. "Saímos com a sensação de ter deixado escapar algo que estava muito próximo", disse o meia. "Esse foi o sentimento: deixamos de ganhar três pontos. Eles tiveram o falso domínio, porque as chances fomos nós que tivemos. Os gols que poderiam definir a vitória, perdemos. Mas é ter cabeça fria para analisar os erros", emendou.

O técnico Ademir Fonseca não quis entrar no mérito - ou demérito - de criticar os atletas que desperdiçaram as oportunidades de gol. Porém, cobrou mais atenção da equipe para os próximos jogos, a começar pelo compromisso de amanhã, às 18h, contra o Rio Claro, no Interior.

"Se dá chance, o adversário vem e te mata. Voltamos a crescer numa partida, mas não foi suficiente. É necessário ter consciência de que temos de acordar para melhorar", concluiu o treinador, que hoje pela manhã comanda o último treino antes da viagem para Rio Claro. O zagueiro Rogélio, que cumpriu suspensão, fica à disposição.

Diretoria segue à caça de três reforços

Em fase ruim na temporada, o Santo André continua à procura de reforços para a disputa da Série A-2 do Campeonato Paulista. Estão na mira da diretoria um primeiro volante, um meia e um atacante.

Comissão técnica e dirigentes realizaram reunião no início da semana na qual avaliaram o grupo e chegaram à conclusão de que ainda é necessário qualificar o elenco.

No entanto, a intenção é trazer jogadores que sejam apresentados em condições de atuar, que não estejam há muito tempo parados e que, portanto, ainda levariam tempo para entrar na forma física ideal.

O Ramalhão, no entanto, ainda esbarra em questões financeiras para realizar acertos com novidades. "Hoje, o clube ainda não tem grande investidor. Estamos com elenco enxuto, feito com consciência e margem de acerto maior do que de erro", afirmou o treinador Ademir Fonseca.

O clube negocia com ao menos três patrocinadores, e a diretoria espera fechar o quanto antes acordo para viabilizar a contratação de reforços.

Fonte: Diário do Grande ABC (Dérek Bittencourt)

Rodrigo Alves aprova estreia, mas espera pela recuperação do Ramalhão na A2



Um dos reforços apresentados pelo Santo André para a Série A2 do Campeonato Paulista, o lateral-direito, Rodrigo Alves, pôde sentir um pouco da sensação de defender o clube campeão da Copa do Brasil, de 2004, na última quarta-feira. Nesta data, o atleta estreou pelo Ramalhão ao entrar no segundo tempo do jogo contra o Audax.

E apesar da derrota, o jogador aprovou a sua primeira participação pelo clube andreense. “Senti-me bem, pois estava tranquilo. Pelo tempo que estive em campo e pela expectativa de ser o meu primeiro jogo, acredito que consegui ter um bom desempenho na partida”, afirmou o ex-jogador do Barretos.

Já sobre o resultado desfavorável, Rodrigo acredita que o tento anotado por Daniel Paulista no primeiro tempo, foi crucial para a derrota da equipe do Grande ABC. “Estávamos tendo uma boa atuação, mas perdemos algumas oportunidades de marcar e sofremos um gol no primeiro tempo que foi determinante para a nossa derrota”, contou.

Sem tempo de lamentar esse último resultado, o Santo André terá mais um desafio importante na A2, quando enfrentará o Rio Claro, neste sábado (09), às 18h, no Estádio Dr. Augusto Schimidt Filho. Atualmente, o grupo dirigido por Ademir Fonseca está em 17º lugar, com cinco pontos conquistados.

E, pensando neste duelo, é que Rodrigo coloca como fundamental um triunfo pela recuperação do Ramalhão no Campeonato Paulista. “Será uma disputa muito difícil. Nosso adversário contará com o apoio da sua torcida em casa, porém, temos plenas condições de vencer, pois possuímos time para isso”, enfatizou.


Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Audax 2 x 0 Santo André



Zona de rebaixamento. O torcedor do Santo André não aguenta mais ouvir falar nisso. No entanto, mais uma vez, o Ramalhão está presente na zona perigosa. Atuando no Estádio Nicolau Alayon, a equipe do ABC bem que tentou, se esforçou, criou chances claras para conquistar um bom resultado diante do Audax, mas no final, os atletas andreenses saíram derrotados por 2 a 0.

Engraçado, é que este duelo foi muito parecido com o da temporada passada, quando o Santo André foi derrotado pelo Audax por 3 a 1. Na oportunidade, o Ramalhão não fazia um jogo ruim, criava oportunidades e perdia gols incríveis. Do outro lado, o Audax era preciso.

A história da partida desta quarta-feira (6) foi igual. No primeiro tempo, o Santo André, com o esquema 4-3-2-1, se mostrou uma equipe organizada. O setor defensivo mostrava competência, enquanto que a armação funcionava bem. O Audax pouco chegava, e o Ramalhão sentia-se bem em campo.

Antes mesmo dos 20 minutos, o Santo André criou pelo menos quatro grandes chances. Duas com Sérgio Mota e outras duas através do centroavante William Xavier. Porém, o fraco desempenho nas finalizações fizeram com que o time se complicasse na partida.


O Audax, que tinha a maior posse de bola, é verdade, chegou pela primeira vez com grande perigo aos 44 minutos. E adivinha? Caixa!!! Daniel Paulista arriscou chute de longa distância e mandou a bola no ângulo. PRA MIM, sem chances de defesa para Rodrigo Viana.

Ao final do primeiro tempo, a decepção era nítida no Santo André.

Na etapa complementar, Ademir Fonseca voltou com a mesma formação. No entanto, aos nove minutos, o treinador preferiu sacar Luciano Henrique, que estava esgotado. Sandro foi o escolhido para o seu lugar.


O Ramalhão tinha que propor o jogo, já que perdia a partida. E é exatamente esse o problema da equipe. Quando jogou para contra-atacar até que se mostrou eficiente, mas na hora que o time precisou criar, não conseguiu.

Deste modo, o “feitiço se virou contra o feiticeiro”. Era o Audax que atuava no contra-ataque e procurava explorar os erros do Ramalhão. E foi assim que o time da Capital “matou” o jogo. Aos 42, Rafinha invadiu a área e rolou para Ingro, que acabará de entrar. O atacante bateu na saída de Rodrigo Viana e deu números finais ao confronto.

Notas

Rodrigo Viana: 6 (Sinceramente, não achei que falhou em nenhum dos dois gols do Audax. Muita gente disse que o primeiro tento foi uma bola “pegável”, mas acho que foi mérito total do volante Daniel Paulista)

Nequinha: 5 (Não foi tão bem quanto ao jogo anterior, apoiou com menos eficiência. No setor defensivo, falhou em alguns momentos)

Otávio: 6 (Mais uma partida boa do zagueiro. Não comprometeu em nenhum momento)

Junior Paulista: 5 (Falhou no segundo gol. Ficou apenas olhando a ação de Rafinha, que deu a assistência para Ingro marcar)

Márcio Careca: 3 ( Pior partida dele pelo Ramalhão. Não acertou na defesa e nem no ataque. No segundo gol, deixou a marcação de Ingro, que acabou estufando as redes)

Rogério: 5 (Atuação apática. Não comprometeu, mas também não fez nada de diferente)

Jardel: 5,5 (Um pouquinho melhor que Rogério. No primeiro tempo marcou bem e conseguiu dar qualidade na saída de bola. Porém, na segunda etapa não foi tão efetivo e cansou assim como seus companheiros)

Ramalho: 6,5 (Certamente o melhor jogador do meio-campo da equipe. Devido à deficiência ofensiva da equipe, tentou armar jogadas na etapa final e não teve muito sucesso)

Sérgio Mota: 2 (Perdeu dois gols incríveis e que poderiam mudar o rumo da partida. Na etapa final, Gustavinho entrou em seu lugar)

Luciano Henrique: 5,5 (Fez um bom primeiro tempo, com passes precisos e muita inteligência. Ainda precisa ganhar mais ritmo de jogo. No segundo tempo cansou e deu lugar a Sandro)

William Xavier: 4,5 (Não teve uma tarde feliz. Teve duas boas chances no primeiro tempo e as desperdiçou. Na etapa final cansou, assim como vem acontecendo em outras partidas. Precisa ter um preparo físico mais adequado para aguentar o jogo todo)

Rodrigo Alves: 5 (Entrou na vaga de Nequinha e não fez nada diferente)

Sandro: 2 (Precisa comentar? Mais uma vez foi uma negação. Entrou na vaga de Luciano Henrique para dar mais força ofensiva. Lento, devido ao seu peso de “pluma”, pouco fez. Ganha 2 devido uma finalização a gol)

Gustavinho: sem nota (Entrou na vaga de Sergio Mota e pouco fez. Deu tempo de perder uma boa chance)

Ademir Fonseca: 7 (Fez o que deveria. Armou o time fechado e procurando os contra-ataques. Se não fosse a péssima pontaria da equipe, o Santo André poderia ter saído de campo com um bom resultado)

Confira os gols da partida:


Confira como ficou a situação do Santo André na A2:





Fotos: Audax São Paulo Esporte Clube/Divulgação

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ramalhão treina pela última vez antes de enfrentar o Audax



Após dois empates atuando em seus domínios, o Santo André treinou pela última vez nesta terça-feira antes de enfrentar o Audax, nesta quarta, às 16h, no Nicolau Alayon, em jogo válido pela quinta rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Com cinco pontos conquistados, a equipe do Grande ABC ocupa atualmente o 12º lugar na tabela de classificação.

E depois de um trabalho com direito até a utilização de fogos de artifício, prática já utilizada por Ademir Fonseca em outros clubes para incentivar os atletas, o treinador espera por uma atuação superior de seus comandados no confronto de amanhã em relação ao anterior. “Contra o Capivariano não tivemos uma boa atuação, mas o nosso time se recuperou. E nessa próxima partida, espero que retornemos à nossa condição de evolução, apresentada em outros momentos”, explicou.

Fonseca também ressaltou as dificuldades esperadas para a disputa contra o grupo da capital e a maneira como o seu time deverá jogar. “O Santo André precisará encaixar bem os seus contra-ataques. O nosso adversário sabe atacar muito bem, mas também se defende com a mesma qualidade”, afirmou o profissional que não poderá utilizar o zagueiro Rogélio, expulso no compromisso passado.


Já o meio-campista, Jardel, destacou um fato curioso sobre o confronto desta quarta, que é o reencontro com um antigo companheiro, o técnico Fernando Diniz. “Jogamos juntos no Cruzeiro (MG), mas enfrentá-lo como treinador será novidade”, disse o volante que ainda ressaltou como o Ramalhão deverá encarar esse próximo desafio na A2. “Precisamos ter a mesma seriedade de sempre. Sabemos que perdemos pontos em casa, mas agora temos que lutar com tudo pela vitória”, contou.

A partida envolvendo essas duas equipes será apenas o segundo encontro, em jogos oficiais, desses clubes. No duelo anterior realizado no próprio Nicolau Alayon, o Audax levou a melhor e venceu por 3 a 1, pela 15ª rodada da primeira fase da Série A2 do ano passado.

Confira abaixo o gol marcado pelo meia Fabiano, o segundo tento da vitória do Audax, por 3 a 1, sobre o Santo André na temporada passada.


Provável escalação do Ramalhão

Rodrigo Viana; Nequinha, Otávio, Junior Paulista e Márcio Careca; Rogério, Jardel, Ramalho e Sérgio Mota; Sandro (Gustavinho ou Victor Hugo) e William Xavier.



Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Fotos: Fabrício Cortinove Pelachine

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Santo André 1 x 1 Capivariano



Sol, chuva, expulsão, pênalti perdido, gols e quatro bolas na trave. O duelo entre Santo André e Capivariano reuniu todos os aspectos para uma partida emocionante. E foi! Antes do jogo, o pensamento do torcedor andreense era um só: a vitória. Porém, devido às circunstâncias, o Ramalhão ganhou um ponto e não perdeu dois.

A minha primeira “cornetada” vai para a pífia escalação ramalhina. Ademir Fonseca escalou três volantes novamente diante do “fortíssimo” Capivariano. No ataque, o técnico andreense apostou em Sandro, que até aqui vinha sendo o homem da articulação. Pelo menos, Ademir teve um lado positivo: a escalação de Sérgio Mota, que entrou bem diante da Santacruzense.


Mesmo com todo esse “poderio” defensivo, o Santo André saiu atrás do marcador. Aos 16 minutos, Georginho tabelou com Silas e, com um belo chute, abriu o placar para o time do interior.


Com a desvantagem, o Ramalhão foi pra cima. Nequinha aparecia bem pela direita. Sérgio Mota não se escondia, tentava dar a qualidade ao meio-campo andreense. E foi através do ex-são-paulino que o Santo André chegou ao empate aos 26 minutos. Mota deu belo passe para William Xavier que, com categoria, tirou do alcance do goleiro Maurício.

Dava a impressão que o Santo André ia com tudo pra cima do Capivariano. No entanto, uma idiotice do zagueiro Rogélio destruiu os planos da equipe. Aos 34 minutos, depois de cobrança de escanteio, Rogélio deu uma cotovelada em Silas. O árbitro Márcio Roberto Soares não teve dúvida, marcou o pênalti e mostrou o cartão vermelho para o defensor.


Antes mesmo da cobrança, Ademir Fonseca optou por colocar o zagueiro Junior Paulista. Até aí, tudo bem! No entanto, o treinador andreense errou ao sacar Sérgio Mota ao invés de Sandro. Sem Mota, o Ramalhão não teria o elo entre meio-campo e ataque, já que Sandro não consegue desempenhar esse papel.

Enfim, Silas foi para a cobrança da penalidade. O atacante bateu no canto esquerdo e Rodrigo Viana defendeu, para a alegria dos torcedores ramalhinos. Confira o lance no link abaixo.



Os últimos dez minutos da primeira etapa foram totalmente favoráveis ao time de Capivari, mas a falta de pontaria dos atacantes ajudaram o Santo André a sair com o empate para o vestiário.

Para o segundo tempo, Ademir fez o óbvio. Sacou Sandro, que até aqui não disse a que veio, para a entrada do jovem Victor Hugo. A ideia foi boa. Trocar a lentidão pela velocidade do garoto.


No entanto, o que se viu foi um verdadeiro massacre do Capivariano. Com um jogador a menos, o Santo André não conseguia sair do campo de defesa. Victor Hugo mostrava total falta de vontade, não corria e nem se apresentava, praticamente deixando o time com dois jogadores a menos. O Capivariano foi pra cima sem dó. Rodrigo Viana e as traves salvaram o Ramalhão da derrota. Foram ao todo quatro bolas na trave, mostrando que Rodrigo está com a reza em dia. Além de estar com muita sorte,Viana fez pelo menos três milagres.

O Capivariano tentou até o último minuto, mas a bola insistiu em não entrar. O empate ficou de excelente tamanho para o Santo André. Um ponto a ser comemorado, não pelo adversário, mas sim pela situação que Rogélio deixou sua equipe.

Notas

Rodrigo Viana: 9 (Só não recebeu 10 devido ao gol que sofreu. Pegou um pênalti, bola a queima-roupa e passou muita segurança para o time)

Nequinha: 7 (Melhor partida com a camisa do Ramalhão. Foi bem no apoio e não decepcionou na defesa)

Otávio: 6,5 (Partida bastante regular. No segundo tempo, foi bem quando exigido)

Rogélio: 0 (Só fez besteira. Fez pênalti tolo dando uma cotovelada no atacante adversário e acabou expulso aos 34 minutos do 1º tempo)

Márcio Careca: 6 (Não conseguiu apoiar tanto como em outras partidas, mas foi bem na marcação)

Juninho: 5 (Não conseguiu marcar e mostrou a lentidão de sempre. Acabou sendo substituído no início do 2º tempo por Rogério)

Jardel: 6 (Partida bastante discreta. Marcou bastante, mas errou muitos passes)

Ramalho: 6 (Pela situação da partida teve que marcar muito e não pôde ajudar no ataque. Não comprometeu)

Sérgio Mota: 6,5 (Estava bem no jogo, deu o passe para o gol de William Xavier. No entanto, foi o escolhido por Ademir Fonseca para deixar o campo após a expuslão de Rogélio)

Sandro: 4 (Jogou em sua posição de origem, mas pouco fez. Mais uma vez a torcida pegou em seu pé)

William Xavier: 7 (Autor do gol. Mostrou mais uma vez que quando a bola chega ele confere. No meio do 2º tempo sentiu cãibra e teve que ficar em campo no sacrifício)

Junior Paulista: 6,5 (Entrou bem. Quando exigido mostrou vontade e bom posicionamento)

Victor Hugo: 1 (Entrou para ser o cara do contra-ataque. No entanto, não mostrou vontade alguma. Se escondeu do jogo e não criou absolutamente nada)

Rogério: 5,5 (Entrou para fazer o trabalho sujo no meio-campo. Não comprometeu na marcação)

Ademir Fonseca: 3 (Errou ao escalar três volantes contra o Capivariano. Depois, errou ao tirar Sérgio Mota para a entrada de Junior Paulista, já que Sandro não fazia muita coisa no ataque)

Confira a entrevista com o goleiro Rodrigo Viana:


Élvis, o retorno?

Quem esteve presente no Estádio Bruno José Daniel foi o meia Élvis. Campeão da Copa do Brasil pelo Santo André, em 2004, o jogador assistiu o bombardeio do Capivariano pra cima do Ramalhão. Após o jogo, Élvis revelou que deseja retornar ao clube num futuro próximo.

Confira a entrevista com Élvis: