sábado, 16 de fevereiro de 2013

Catanduvense 1 x 3 Santo André



Após seis rodadas sem vencer, enfim, o Santo André se recuperou no Campeonato Paulista da Série A2. Na estreia do técnico Arnaldo Lira, o clube do ABC bateu o Grêmio Catanduvense por 3 a 1, fora de casa, em duelo válido pela 8ª rodada da competição.

Sem dúvidas, o Ramalhão fez a sua melhor partida na Série A2. Diferente de todos os outros jogos, o time andreense demonstrou velocidade, muito pela entrada do jovem atacante Gustavinho. Além disso, o Santo André foi seguro na defesa e controlou o meio-campo, graças ao excelente Ramalho que, mesmo com seus 32 anos, continua bem fisicamente e segue com sua técnica apurada.

A cartada de mestre do técnico Arnaldo Lira foi manter o esquema 3-6-1 adotado por Alan Dotti (técnico interino diante do Monte Azul). Sem William Xavier, machucado e que vai ter problema para voltar ao time titular devido o bom desempenho da equipe, Lira e Dotti optaram pelo rápido Gustavinho. Com o ex-jogador da Caldense no sistema ofensivo, o Ramalhão ganhou muita velocidade, algo que não aconteceu nas primeiras sete rodadas.

Antes do primeiro gol, marcado por Gustavinho aos 17 minutos do primeiro tempo desviando de cabeça cruzamento de Márcio Careca, o time andreense já havia desperdiçado duas grandes oportunidades, com Luciano Henrique e o próprio Gustavinho.

Gustavinho, atacante do Santo André
Após a marca dos 30 minutos, o Santo André viveu seu pior momento na partida. Até o fim da etapa inicial, a equipe ramalhina “sentou” na vantagem adquirida. Assim, o Grêmio Catanduvense cresceu no confronto, mas não tinha qualidade técnica para buscar o empate.

Para o segundo tempo, Lira voltou com uma alteração. Sacou o ala direito Nequinha para a entrada do volante Rogério. A ideia era conter o bom volume de jogo dos 15 minutos finais do adversário com a marcação mais efetiva do meio-campista.

No entanto, comandado pelo bom meia Renatinho, o Catanduvense seguiu com a posse de bola. Aos 16 minutos, Roberto Jacaré teve chance clara para empatar, mas perdeu gol incrível na pequena área.

O castigo para o time de Catanduva veio um minutos depois. Já com Fabio Santos em campo (entrou aos 13 minutos na vaga do despercebido Sérgio Mota), Luciano Henrique cobrou falta pela esquerda. O zagueiro Samuel (natural de São Bernardo do Campo) tentou cortar e mandou contra o patrimônio: 2 a 0.


Parecia que o Ramalhão conquistaria a sua segunda vitória na A2 tranquilamente. Parecia! Seis minutos depois, na única falha do time, Samuel se redimiu e, de cabeça, estufou as redes do goleiro Rodrigo Viana.

O jogo voltou a ficar tenso, já que o Grêmio Catanduvense acreditava que podia empatar. Mas o inspirado Gustavinho tratou de liquidar a fatura. Aos 29, o camisa 9 recebeu de Luciano Henrique, cortou a marcação e mandou um petardo no ângulo: GOLAÇO! Depois do gol, Gustavinho imitou Luis Fabiano, centroavante do São Paulo, com a famosa comemoração “Parado na Esquina”.



O terceiro tento ramalhino matou a equipe de Catanduva. Jardel e Luciano Henrique ainda quase ampliaram. O primeiro em chute de fora da área que o goleiro André Zandoná espalmou, enquanto que Luciano jogou a bola entre as pernas de Samuel e finalizou na trave.

MELHORES MOMENTOS (acesse o link abaixo):

http://www.redetv.com.br/Video.aspx?14,11,320275,esportes,redetvi-esportes,paulistao-a2-santo-andre-vence-o-catanduvense-por-3-a-1-fora-de-casa

Situação

Com o triunfo, o Ramalhão sai da zona de rebaixamento. Agora, o time do técnico Arnaldo Lira ocupa a 13ª colocação, com nove pontos ganhos (2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas). No entanto, precisa ver a posição real que a equipe irá ficar após o complemento da rodada.

Próxima Rodada

O Santo André enfrenta na próxima rodada o Rio Branco, quarta-feira (20), às 15h, no Estádio Bruno José Daniel.
                                               
Notas

Rodrigo Viana: 6,5 (Não teve muito trabalho na partida. Quando exigido, mostrou segurança. Não teve culpa no gol sofrido)

Otávio: 7 (Perfeito nos desarmes. Fez partida segura)

Júnior Paulista: 7 (Outro que foi muito bem no sistema defensivo. Mostra a cada jogo que pode perfeitamente jogar nesse sistema com três zagueiros)

Rogélio: 6,5 (Um pouco estabanado em alguns lances, mas fez um bom trio defensivo ao lado de Otávio e Júnior Paulista)

Nequinha: 5 (Começou bem, apoiava o ataque constantemente, mas caiu de rendimento após os primeiros 30 minutos. No intervalo foi substituído por Rogério)

Jardel: 7 (Melhor partida dele pelo Ramalhão. Marcou bastante e ainda quase marcou um gol em chute de fora da área)

Ramalho: 8,5 (Jogou muito. Desarmou, deu qualidade no passe e controlou o meio de campo. O “Carcacinha” (apelido que recebeu em 2004) mostra a cada jogo porque é o capitão da equipe)

Sérgio Mota: 4,5 (Não foi bem. Apagado, pouco criou. No segundo tempo foi sacado para a entrada de Fábio Santos)

Luciano Henrique: 7 (Bela partida! Deu qualidade no passe e infernizou a vida dos volantes adversários. Sua nota só não foi maior devido a chance desperdiçada no início do duelo)

Márcio Careca: 7 (Deu a assistência para o primeiro gol e foi o desafogo do time durante todo o jogo. Na marcação não comprometeu)

Gustavinho: 9 (Melhor jogador da partida. Fez dois gols, sendo o segundo um golaço. Sua velocidade deixou o sistema defensivo do Catanduvense perdidinho)

Rogério: 5,5 (Entrou no lugar de Nequinha e atuou improvisado pela direita, que não é muito a dele. Raçudo, roubou bolas importantes durante o segundo tempo)

Fábio Santos: 6 (Entrou aos 13 minutos do 2º tempo na vaga de Sérgio Mota e fez a sua reestreia pelo Ramalhão. Conseguiu segurar mais tempo a bola no ataque, recebendo faltas importantes para o time)

Juninho: sem nota (Entrou aos 33 minutos da etapa final)

Arnaldo Lira: 8 (Chegou um dia antes no clube, mesmo assim, sem frescuras, preferiu comandar o time, diferente de alguns técnicos que preferem acompanhar o primeiro jogo dos camarotes. Manteve acertadamente o esquema tático adotado por Alan Dotti na última rodada. Nas substituições foi bem)


Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Santo André busca reabilitação contra o Catanduvense



Com seis pontos conquistados em sete jogos realizados, o Santo André enfrenta o Grêmio Catanduvense, neste sábado (16), às 10h, no Estádio Sílvio Salles, para tentar retomar o caminho das vitórias. E por esse objetivo, a equipe andreense treinou na tarde desta quinta-feira e já viajou para Catanduva, onde continuará a preparação para esse novo desafio.

Mesmo com poucos encontros nos últimos anos, o próximo adversário andreense está presente em um dos principais capítulos da história do Ramalhão. Diante desse rival, a equipe do Grande ABC conquistou o primeiro título da sua história, o Campeonato Paulista da Primeira Divisão em 1975.

Já em relação ao último confronto desses dois times, esse aconteceu pela primeira fase da Série A2, ano em que terminou com o Santo André sagrando-se vencedor dessa competição. Naquela oportunidade, o jogo foi realizado no próprio Sílvio Salles e o resultado foi um empate em 1 a 1, com Jeferson marcando o gol do clube campeão da Copa do Brasil, de 2004.

Em busca da reação, um dos principais nomes da agremiação andreense, o goleiro Rodrigo Viana falou sobre as expectativas para esse novo desafio. “Temos que lutar por uma vitória para reagirmos no campeonato. Estamos jogando bem, mas o resultado não está vindo, por isso, a conquista dos três pontos é fundamental pelo aumento da nossa moral”, afirmou.

Assim como o arqueiro, o técnico interino, Alan Dotti, destacou o trabalho que está sendo feito visando esse duelo. “Temos boas informações do Catanduvense, que é dirigido por um grande amigo (Luciano Dias). Não será um jogo fácil, pois eles conseguiram acessos importantes nos últimos anos, portanto, precisamos respeitá-los”, contou.

Desfalques


Com dores musculares, o atacante William Xavier (foto acima) está fora do confronto deste sábado diante do Grêmio Catanduvense. Já Leandrinho e Bruno Paulo, ambos que se machucaram na terceira rodada contra a Santacruzense, seguem fora de combate.

Retorno


Após cumprir suspensão automática na última rodada, o volante Rogério está à disposição do técnico interino Alan Dotti. O jogador briga por uma vaga no meio de campo com Jardel.

Reestreia


O atacante Fabio Santos, recém-contratado junto ao Rio Branco e que defendeu o Ramalhão na temporada passada, viajou para a cidade de Catanduva e pode ser a grande novidade da equipe devido aos vários problemas no setor ofensivo.

Provável escalação do Ramalhão

Rodrigo Viana; Otávio, Júnior Paulista e Rogélio; Nequinha, Jardel (Rogério), Ramalho, Sérgio Mota, Luciano Henrique e Márcio Careca; Fábio Santos (Sandro).


Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Fotos: Fabrício Cortinove Pelachine (fotos 1 e 3)

Adaptado, Nequinha ressalta identificação com o Ramalhão



Integrante do elenco do Santo André desde o final de 2012, o lateral-direito Nequinha mostra estar bem adaptado ao clube e se solta cada vez mais dentro de campo. Antes de chegar ao Ramalhão, o jogador, de 31 anos, teve uma passagem marcante pelo Metropolitano (SC), time em que é considerado um dos ídolos dos torcedores e por onde ficou durante cinco temporadas.

Com forte vocação ofensiva e dedicando-se até o último minuto de cada partida para contribuir com seus companheiros, o atleta proveniente de Contagem (MG) possui 10 exibições com a camisa andreense. Titular em todas essas oportunidades, o ala jogou três vezes no ano passado e sete na atual edição da Série A2 do Paulista.

Feliz por ter aceitado o desafio de retornar ao futebol de São Paulo, Nequinha falou sobre a relação que possui com o Santo André. “Estou contente por estar aqui. Espero melhorar cada vez mais para que no futuro consiga marcar o meu nome na história dessa equipe, pois defender suas cores é uma honra muito grande”, afirmou.


Um dos responsáveis pelo bom ambiente entre os jogadores, o lateral contou sobre algumas de suas características que contribuem para isso. “É difícil falar de nós mesmos, mas me considero uma pessoa alegre e amiga, que procura estar sempre bem com todos, algo fundamental no esporte. Esse clube me recebeu de braços abertos e, por isso, farei de tudo para retribuir”, afirmou.

Já sobre o atual momento andreense no paulista, o atleta ressaltou o que está faltando para as vitórias acontecerem. “A Série A2 é muito equilibrada e detalhes decidem as partidas. Nós criamos muitas oportunidades, mas precisamos ser mais tranquilos na hora de finalizar, pois o futebol não aceita jogar bem e perder”, concluiu.



Fonte: Site Oficial do EC Santo André
Foto: Fabrício Cortinove Pelachine

Arnaldo Lira a uma assinatura do Ramalhão



Arnaldo Lira deve ser o técnico do Santo André para a sequência do Paulista da Série A-2. Campeão estadual pelo Bahia de Feira de Santana, em 2011, ele deixou há alguns dias a equipe feirense e chega hoje ao Grande ABC para assinar com o Ramalhão.

Como há alguns dias teve situação muito bem encaminhada com Paulo Roberto, mas em menos de 24 horas o caso sofreu reviravolta e o treinador seguiu no Rio Claro, o presidente Celso Luiz de Almeida preferiu não adiantar a confirmação de Lira como novo comandante andreense. "Enquanto não estiver assinado, não é oficial", despistou. Mas deixou evidências de que o treinador de 53 anos será mesmo contratado. "Está bem encaminhado", emendou.

Após pendurar as chuteiras da época em que atuou como meia do Bangu-RJ e do CRB-AL, entre outros, Arnaldo Lira iniciou a carreira como treinador na própria equipe alagoana. Passou por Ceará (pelo qual conquistou o campeonato cearense em 1998), Pelotas-RS, União São João, Joinville-SC, Treze-PB, Inter de Limeira, Ferroviário-CE, Tubarão-SC, Comercial, ASA-AL, Hercílio Luz-SC, Sampaio Corrêa-MA (bicampeão maranhense em 1994 e 1995), Fluminense-BA e Icasa-CE. Mas o maior destaque foi mesmo no Bahia de Feira, onde levantou títulos do Torneio Início e do Campeonato Baiano, ambos em 2011.

O lateral-direito Nequinha teve rápido contato com o treinador em 2005, no União São João. "Não deu para o conhecer bem, mas as informações são boas, tem passagens importantes por clubes grandes. Mas independentemente de quem vier, vai encontrar grupo bom de trabalhar, atletas com bagagem e experiência, o que facilita", disse o atleta.

Para o jogo de amanhã, às 10h, em Catanduva, contra o Grêmio Catanduvense, Alan Dotti segue interinamente no cargo. "Sou grato pela oportunidade e confiança que a diretoria me deu", disse Dotti.


Fonte: Diário do Grande ABC (Dérek Bittencourt)
Foto: LC Moreira/Agência Diário

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Entrevista com o presidente Celso Luiz de Almeida



Após o empate com o Monte Azul sem gols, entrevistei o presidente Celso Luiz de Almeida. Abaixo os pontos mais importantes da entrevista.

Vágner Benazzi

“É um grande treinador, queríamos muito, com certeza. Mas ele é inteligente, tem mercado na Série A1. Vai esperar propostas para disputar o Paulistão. Além, é claro, de não ser barato”.

Vilson Taddei

“Não será ele. O Vilson (Taddei) está muito bem no Nacional-AM”.

Paulo Roberto (técnico do Rio Claro)

“Queríamos o Paulo Roberto, do Rio Claro, que está fazendo um bom trabalho. Falei com ele, estava fechado (verbalmente) num dia. Porém, no dia seguinte ele me ligou e disse que teria que pagar uma multa alta para sair de lá”.

Características do próximo treinador (já anunciado na tarde desta quinta-feira: Arnaldo Lira (ex-Bahia de Feira-BA)

“Precisa ser um técnico experiente e que conheça os nossos jogadores. Estamos trabalhando para anunciar em breve. Não vou cometer loucuras”.

Reforços

“Sabemos que precisamos reforçar o time. Mas não está fácil achar os jogadores que a gente quer. Falei com o Brunoro (diretor executivo do Palmeiras) para trazer um jogador do Palmeiras, mas ele não liberou”.

Segundo informação apurada pelo Blog Esporte Clube Santo André, o jogador que o Ramalhão queria era o meia-atacante Chico, destaque do Verdão na Copa São Paulo e que já passou pelas categorias de base do Ramalhão.

Geovane (atacante do São Caetano)

“Seria um sonho. Um baita de um jogador, mas não temos como trazê-lo”.

Campanha até aqui

“Quem acompanhou os últimos jogos viu que o nosso time jogou bem. Criamos bastante chance diante do Audax e do Rio Claro, mas não fizemos os gols. Hoje (ontem) foi um jogo a típico, choveu demais e não dava pra jogar direito. Gostei do trabalho do Alan (Dotti, treinador interino), armou bem o time. Estávamos bem no primeiro tempo, mas no segundo a chuva atrapalhou. Sabemos que não será fácil, mas vamos trabalhar para melhorar nos próximos jogos”.

Recado para o torcedor

“Assim como o torcedor do Santo André, eu também estou chateado pela situação na tabela. Sou tão torcedor como qualquer um deles. Não durmo direito quando a gente não vence. Amo o Santo André, e quero ver o time bem. Sou o presidente do clube, tenho responsabilidade, não posso perder a cabeça, me descontrolar com a situação. O jeito é trabalhar para melhorar”.

O Santo André deve anunciar três reforços para a sequência da Série A2. Os nomes são guardados sob sigilo. Giva, atacante da base do Santos, interessa ao Ramalhão.

Santo André 0 x 0 Monte Azul



O Santo André recebeu o Monte Azul ontem com uma novidade. No banco de reservas, Alan Dotti, técnico da equipe Sub-20, estava à frente do time interinamente, já que Ademir Fonseca não seguiu no comando técnico do Ramalhão após a derrota para o Rio Claro, por 2 a 1.

Dotti adotou um esquema que o time ainda não havia atuado: 3-6-1, com variação para o 3-5-2. “Com laterais que apoiam com qualidade e três zagueiros excelentes”, palavras do próprio treinador, o Santo André fez um bom primeiro tempo. Luciano Henrique atuava como um falso segundo atacante, ele era o meia responsável por encostar no centroavante William Xavier.


Com Luciano Henrique, Sérgio Mota e Ramalho em campo, e com os laterais liberados para apoiar, o Santo André ganhou em volume de jogo, sem perder muito na marcação. Sérgio Mota teve a principal chance de abrir o marcador na etapa inicial. Aos 26 minutos, Luciano Henrique arriscou o chute, a bola desviou na zaga e ficou para o camisa 10 que, completamente livre de marcação, finalizou pra fora.

O Monte Azul também fez um bom primeiro tempo, e mostrou que não é à toa que está na liderança da Série A2. Wellington e Marcelo Ferreira tiveram boas chances, mas Rodrigo Viana fez duas boas defesas.


No mais, o saldo do primeiro tempo foi bastante positivo, já que as duas equipes mostraram qualidade técnica, algo até incomum nos jogos da A2. Apenas nos minutos finais, o duelo caiu de rendimento, claro, devido à forte chuva que começou a cair em Santo André.

Na etapa final, o confronto ficou comprometido. Sem a drenagem ideal, o gramado do Brunão ficou impraticável para o futebol. As duas agremiações começaram uma verdadeira batalha de pólo aquático. Era carrinho e chutão pra todo lado.


Desta forma, os atletas tinham que se adaptar o mais rápido possível às condições do campo. E nesse quesito, o Monte Azul foi melhor. O lateral-direito Marcelo Ferreira passou a ser o principal jogador da partida, já que tem uma bola parada excelente.

Em duas cobranças efetuadas pelo lateral, Jean Pablo e Marcão quase marcaram de cabeça. Na primeira, o volante Ramalho salvou a bola em cima da linha, enquanto que na segunda, Rodrigo Viana viu a pelota passar por cima do gol, com muito perigo.


Nulo em campo, Sérgio Mota foi sacado, já que seu futebol não tinha rendimento devido ao gramado encharcado. Em seu lugar entrou Sandro. Gostei da alteração, já que o atacante tem força e poderia ser uma saída para o time. Minutos depois, Alan Dotti desfez o esquema com três defensores. Sacou Otávio para a entrada de Juninho.

Não melhorou muito. O Ramalhão não conseguia se adaptar ao estilo de jogo pesado que obrigava o campo. A melhor chance do Santo André veio de uma falha do goleiro André Luís. Márcio Careca foi à linha de fundo e cruzou. O goleiro do Monte Azul foi encaixar a bola, mas não conseguiu. A pelota estava entrando no gol, mas André, ex-Ramalhão, se recuperou e fez a defesa.


Com o empate sem gols, o Santo André não conseguiu o seu objetivo que era deixar a zona de rebaixamento. O Ramalhão ocupa a 17ª colocação, com apenas seis pontos (1 vitória, 3 empates e 3 derrotas).

Na próxima rodada, o Santo André enfrenta o Catanduvense, sábado (16), às 10h, fora de casa. A partida será televisionada, ao vivo, pela Rede TV!.

Confira os MELHORES MOMENTOS da partida:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pMhoQZksNtA

Notas

Rodrigo Viana: 7 (Não foi muito exigido, mas quando a bola chegou mostrou segurança)

Rogélio: 6 (Deu uma “espirrada no taco” no segundo tempo e quase fez gol contra. No restante do jogo não comprometeu)

Junior Paulista: 6,5 (Se adaptou bem ao sistema com três zagueiros. Como não é mais nenhum garoto, jogando desta maneira, parece ser o ideal pra ele)

Otávio: 6 (Partida segura. Foi outro que não teve dificuldade de jogar com mais dois defensores ao seu lado. Saiu aos 33 minutos do segundo tempo para a entrada de Juninho)

Nequinha: 6,5 (Boa partida. Precisa calibrar melhor o pé, pois sempre surge boas chances para o arremate)

Jardel: 5 (Partida fraca. No primeiro tempo errou muitos passes. Na etapa final, quando o jogo ficou mais pesado, melhorou)

Ramalho: 7,5 (Boa partida. Rendeu bem quando se aproximou de Sérgio Mota e Luciano Henrique. Ganha a nota maior, pois evitou a derrota ao salvar uma bola em cima da linha)

Sérgio Mota: 5 (Estava muito bem no primeiro tempo, mas perdeu uma chance que não pode. Na etapa final sua atuação ficou comprometida pela situação do gramado. Acabou saindo para a entrada de Sandro)

Luciano Henrique: 6 (Mostrou ser o cérebro da equipe ao lado de Sérgio Mota. Deu passes precisos. No segundo tempo cansou)

William Xavier: 4 (Fraca atuação. Não conseguiu dar sequência em nenhuma jogada. Falta um jogador veloz para auxiliá-lo)

Sandro: sem nota (Entrou aos 24 minutos da etapa final. O gramado estava muito ruim, impraticável. Assim, não acho justo dar uma nota)

Juninho: sem nota (Entrou aos 33 minutos do segundo tempo na vaga de Otávio. Assim como Sandro, prefiro não avaliar)

Gustavinho: sem nota (Entrou nos minutos finais)

Alan Dotti (interino): 7 (Mudou o esquema do time acertadamente. Durante o jogo, fez as alterações corretas, sem invenção)

VÁGNER BENAZZI



O treinador estava presente no Bruno José Daniel. Chegou no intervalo da partida. Será??? Em breve mais informações...

Confira o site oficial do treinador: http://www.vagnerbenazzi.com.br/


Foto do Benazzi: Divulgação

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Paulo Roberto não vem mais!



Em busca de um treinador após a saída de Ademir Fonseca, o Santo André tinha a expectativa de contratar Paulo Roberto, atualmente no Rio Claro, para tentar recolocar o Ramalhão no caminho das vitórias no Campeonato Paulista da Série A2.

No entanto, Paulo Roberto não irá acertar com o clube andreense. O treinador, que já havia acertado verbalmente com a diretoria do Santo André, tentou se desligar do Galo Azul, mas o time do interior exigiu dele uma multa alta para o rompimento do contrato.

Com isso, os cartolas do Ramalhão seguem à procura de um treinador para a sequência da Série A2. Vágner Benazzi e Vilson Taddei aparecem como os primeiros nomes da lista.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Caiu! Ademir Fonseca não é mais técnico do Santo André



Com apenas uma vitória no Campeonato Paulista da Série A2 (na primeira rodada diante do Velo Clube), a diretoria do Santo André achou melhor trocar de técnico. Ontem à noite, Ademir Fonseca foi demitido.

Fonseca chegou ao Santo André no início da Série A2. Em seis rodadas, obteve uma vitória, dois empates e três derrotas.

A diretoria do Ramalhão já trabalha em busca de um novo comandante. Paulo Roberto, atualmente técnico do Rio Claro, é o primeiro da lista e pode fechar nos próximos dias. Paulo já acertou verbalmente com o Ramalhão e só resta a assinatura do contrato.

Luis Carlos Martins era o preferido da diretoria. No entanto, o treinador pediu o TRIPLO que Ademir Fonseca ganhava, ficando inviável a sua aquisição. Benazzi também foi procurado, mas o ex-treinador da Lusa queria assistir ao jogo de quarta-feira diante do Monte Azul para responder se aceitaria a proposta ou não.