sábado, 1 de junho de 2013

Conheça os adversários do Santo André na Série D do Brasileiro

O Santo André inicia neste sábado, contra o Marcílio Dias (SC), a sua primeira participação no Campeonato Brasileiro da Série D. Rebaixado da Série C no ano passado, o Ramalhão buscará o acesso, para ao menos chegar à Terceirona novamente, já que se não conseguir um resultado como este estará extinto por um tempo do futebol nacional.

E por que isso aconteceria? Muito simples. Para se ganhar o direito de disputar a Série D, o clube precisa de um bom posicionamento no campeonato regional. Como o Ramalhão está na Série A2 do Campeonato Paulista, não existe a possibilidade de ganhar a vaga. Sendo assim, o Santo André necessita chegar ao menos em quinto lugar, posição que não lhe garante o acesso para a Terceira Divisão, mas garante a participação do clube na Série D do ano que vem.

Grupo A7

O Santo André está incluído no Grupo A7, juntamente com Marcílio Dias (SC), adversário da estreia, Juventude (RS), Penapolense (SP) e Villa Nova (MG). Os dois primeiros colocados da chave avançam à próxima fase.

Abaixo você ficará por dentro dos adversários do Ramalhão na primeira fase.

Clube Náutico Marcílio Dias


O Marcílio Dias entra na Série D como um verdadeiro azarão. A equipe de Santa Catarina iria entrar na competição apenas para disputar, sem almejar grande coisa. No entanto, de uma hora para outra conseguiu fechar parceria com a empresa LA Sports, que ajudou na contratação de vários jogadores e exigiu que o técnico fosse Paulo Turra (ex-jogador de Caxias, Palmeiras e Botafogo).

Paulo Turra, técnico do Marcílio Dias

O Marinheiro, apelido do time, deve sentir muito a falta de entrosamento, já que 17 jogadores foram contratados recentemente, sendo que mais alguns devem chegar ao decorrer da competição.

Alex Cazumba (Foto: Stephen Dunn/Getty/Images)

A grande estrela do time é o lateral-esquerdo/meia Alex Cazumba. Revelado nas categorias de base do São Paulo, Alex nunca conseguiu tirar o rótulo de “revelação que não virou”. Com apenas 24 anos, o Marcílio Dias será a 15ª equipe de Cazumba, o que mostra que o jogador nunca conseguiu estourar em nenhum lugar. Em seu currículo inclui equipes como Juventude (RS), Figueirense (SC), Vila Nova (GO), LA Galaxy (Estados Unidos), Ituano (SP), Botafogo (SP), XV de Piracicaba (SP) e Xanthi (Grécia).

Posição no campeonato regional: Está disputando a divisão especial do Campeonato Catarinense (equivalente à Segunda Divisão).

Principal contratação: Alex Cazumba (ex-Operário-PR).

Destaques: Edimar, Alex Moraes, Alex Cazumba, Leandrinho e Leandro Branco.

Técnico: Paulo Turra.

Time base: Eduardo; Felipe Correia, Edimar, Alex Moraes e André Luiz; Sidnei, Xipote, Alex Cazumba e Leandro Branco; Tardelli e Leandrinho.

Palpite: Não passa da primeira fase.

Clube Atlético Penapolense


O Penapolense pela primeira vez irá disputar uma competição nacional. Após sua bela participação no Paulistão, quando fez uma excelente primeira fase classificando-se para as quartas de final, o time da cidade de Penápolis tenta manter o bom momento, agora, no Brasileiro.

No entanto, o CAP perdeu praticamente todos os jogadores da equipe titular. Foram embora jogadores como: o goleiro Marcelo (Paysandu), o lateral-esquerdo Rodrigo Biro (Ponte Preta), os zagueiros Gualberto e Jaílton (ambos para o América-MG), o volante Fernando (Ponte Preta), o meia Guaru (Fortaleza), além dos atacantes Silvinho (São Paulo) e Magrão (Oeste).

Luciano Dias é o técnico do CAP (Foto: Divulgação)

A diretoria do Penapolense fez algumas contratações e tratou de renovar com o atacante Val Baiano, que estava no elenco durante o Paulistão, mas que poderia sair também. Val Baiano é o jogador mais conhecido do elenco do CAP.

Val Baiano, à esquerda, renovou com o CAP (Foto: Divulgação)

Posição no campeonato regional: Eliminado nas quartas de final do Paulistão pelo São Paulo. Vice-campeão do Troféu do Interior

Principal contratação: Val Baiano (acertou sua renovação para a Série D)

Destaques: Perez, Niander, Heleno, Liel, Anderson Carvalho, Alexandro e Val Baiano.

Técnico: Luciano Dias.

Time base: Samuel; Niander, Perez, Gabriel e Alessandro; Anderson Carvalho, Heleno, Liel e Kauê; Eric e Val Baiano.

Palpite: Briga pela classificação à próxima fase.


Villa Nova Atlético Clube


O Villa Nova é o representante mineiro do Grupo A7 na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do técnico Alexandre Barroso teve uma atuação fantástica no Campeonato Mineiro deste ano. Terminou na terceira colocação, somente atrás dos gigantes Cruzeiro e Atlético-MG. Assim, o Leão do Bonfim conquistou o título de Campeão do Interior após 15 anos.

Porém, o time que conseguiu fazer grandes jogos no campeonato regional não será o mesmo que entrará em campo na Série D. A diretoria do clube de Nova Lima não acertou a renovação de contrato de 12 jogadores. Vários motivos fizeram com que os cartolas do Villa não conseguissem a renovação com os atletas: solicitação dos próprios jogadores, impossibilidade financeira e opção da comissão técnica. Entre os atletas que não seguirão no Leão estão dois dos principais destaques na campanha do Campeonato Mineiro: o volante Max Carrasco e o meia Tchô.

Meia Tchô deixou a equipe (Foto: Alexandre Guzanshe)

Em contrapartida, o Villa Nova já anunciou sete reforços: o goleiro Moisés (Sertãozinho-SP), o zagueiro Miller (Nacional-MG), o lateral-direito Allan Lima (Nacional-MG), o volante Fabrício Isidoro (Sertãozinho-SP) e os atacantes Gilmar (Juventude-RS), Pedrinho (Alki Larnaca/Chipre) e Maranhão (Nacional-MG).

Pedrinho (Foto: Divulgação)

Posição no campeonato regional: Terceiro colocado no Campeonato Mineiro. Campeão do Interior.

Principal contratação: Pedrinho (ex-Alki Larnaca, do Chipre)

Destaques: Marcelo Rosa, Eber, Rafael Soares, Eraldo e Pedrinho.

Técnico: Alexandre Barroso.

Time base: Thiago Braga; Rodrigo Dias, Heitor, Marco Tiago e Hyago; Cleber Monteiro, Marcelo Rosa, Eber e William Soares; Rafael Gomes e Eraldo.

Palpite: Briga pela classificação à próxima fase.

Esporte Clube Juventude


No ano de seu centenário (fundado no dia 29 de junho de 1913), o Juventude promete recomeçar a ter resultados expressivos como teve nos anos 90 e 2000. Na oportunidade, o time gaúcho disputou 13 vezes consecutivas a Série A do Campeonato Brasileiro (de 1995 a 2007), além de ter conquistado títulos importantes como: campeão da Série B do Brasileiro (1994), campeão do Campeonato Gaúcho (1998) e campeão da Copa do Brasil (1999).

Para ter êxito na Série D, a diretoria da equipe de Caxias do Sul manteve praticamente toda a equipe que foi vice-campeã da Taça Farroupilha (2º turno) do Gauchão deste ano. Apenas o volante Moisés saiu após a bela campanha no campeonato estadual, já que acertou com o Grêmio para jogar a Série A. Destaques como Diogo, Rogerinho, Bergson e Zulu seguem na equipe.

Lisca comanda o Juventude na Série D (Foto: Daniel Axu)
A diretoria, que viveu péssimo momento financeiro até o ano passado, não está tendo problema com o orçamento do time nesta temporada. Devido à comemoração de seu centenário vários patrocinadores se aliaram ao time.

Para se ter uma ideia, além de manter quase todo o elenco que disputou o Campeonato Gaúcho, o Juve ainda se reforçou com seis jogadores. São eles: o lateral-esquerdo Julinho (Canoas-RS), o zagueiro Claudinho (Cruzeiro-RS), os volantes Chicão (São Luiz-RS) e Itaqui (Veranópolis-RS); o meia-atacante Washington (São Luiz-RS) e o atacante João Henrique (Paulista-RS).


Artilheiro

Desde 2011 no Juventude, o atacante Zulu é o grande destaque da equipe e ídolo da torcida. Em 73 jogos com a camisa do Ju, o grandalhão anotou 51 gols.

Atacante Zulu é ídolo da torcida do Ju (Foto: Jonas Ramos)

Posição no campeonato regional: 5º lugar na Taça Piratini (1º turno). Vice-campeão da Taça Farroupilha (2º turno).

Principal contratação: Itaqui (Veranópolis-RS).

Destaques: Fernando, Itaqui, Diogo, Rogerinho, Bergson e Zulu.

Técnico: Lisca.

Time base: Fernando; Chicão, Rafael Pereira, Diogo e Romano; Fabrício, Jardel, Diogo Oliveira e Rogerinho; Bergson e Zulu.


Palpite: Favorito ao acesso para a Série C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário